SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4ENTRE HIBRIDISMOS E POLISSEMIAS: PARA UMA ANÁLISE SOCIOLÓGICA DAS SUSTENTABILIDADESTHE ENVIRONMENTAL HEALTH FIELD: AN OPPORTUNITY TO REACH SCIENCE EDUCATION GOALS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

BROD, RODRIGO DE AZAMBUJA  e  MAZZARINO, JANE MÁRCIA. O QUE FICA, O QUE FLUI E O QUE FALA: LUGARES IDENTITÁRIOS NO AMBIENTE URBANO. Ambient. soc. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.55-74. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOC931V1842015.

Este trabalho tem como objetivo principal discutir a relação entre espaço e construção de identidade, tomando em análise o ambiente urbano através das práticas sociais que formam o que aqui serão chamados de lugares identitários: porções do espaço público definidas por sua significação e posição cultural, formadas a partir de processos singulares e subjetivos de codificação-decodificação e compreendidas a partir de relações sociais, fixos, fluxos e falas. A partir destes conceitos, é apresentada ao final uma proposta suplementar ao modelo de Milton Santos, associada a construção de um sistema semântico complementar aos sistemas de objetos e sistemas de ações conceituados pelo autor.

Palavras-chave : Espaço Público; Ambiente Urbano; Identidade; Lugar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )