SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número4SALSA WITH COCONUT: CHALLENGES FOR CONSERVATION BIOLOGY, FOOD EMPHASIS, AND ETHNO-ECOLOGY OF AFRO-CARIBBEAN DANCE MUSICLEGISLAÇÃO FLORESTAL BRASILEIRA E POLÍTICAS DO GOVERNO DE COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

CARBONE, AMANDA SILVEIRA; COUTINHO, SONIA MARIA VIGGIANI; TOMERIUS, STEPHAN  e  PHILIPPI JUNIOR, ARLINDO. GESTÃO DE ÁREAS VERDES NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO: GANHOS E LIMITES. Ambient. soc. [online]. 2015, vol.18, n.4, pp.201-220. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422ASOC1210V1842015.

Em um cenário de expansão e precariedade urbana, as áreas verdes agem como atenuantes dos problemas ambientais e de saúde. Considerando a importância da gestão ambiental para a qualidade ambiental, objetiva-se analisar a gestão de áreas verdes no município de São Paulo e seu avanço em direção à sustentabilidade, através de levantamento bibliográfico, pesquisa documental, entrevistas com atores chave e estruturação de modelo de análise. O poder público possui estrutura institucional e Legal para empreender as ações de comando e controle ambientais, existem fontes de financiamento e mecanismos para efetivar a participação social. Na última década houve avanço em relação à gestão, com a criação de novos parques. No entanto, é importante que haja fortalecimento do processo de planejamento, ampliação da fiscalização, criação de incentivos para manutenção de áreas verdes particulares e, maior interlocução da política de áreas verdes com outras políticas urbanas, como tem ocorrido em países como Alemanha.

Palavras-chave : Áreas verdes; Gestão ambiental; Políticas públicas; Planejamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf epdf ) | Inglês ( pdf epdf )