SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1CITIZEN PARTICIPATION, QUALITY OF LIFE AND TERRITORIAL TRANS-REGIONAL JUSTICE: A SOCIAL BASIS FOR COMMON GOODGIs AND ENVIRONMENTAL CONSERVATION - NOTES ON EXPERIENCES IN DIFFERENT IBERIAN-AMERICAN CONTEXTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

ALMEIDA, RICARDO; SCATENA, LÚCIA MARINA  and  LUZ, MÁRIO SÉRGIO DA. PERCEPÇÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS PÚBLICAS - DICOTOMIA E DESAFIOS NO DESENVOLVIMENTO DA CULTURA DE SUSTENTABILIDADE. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.43-64. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150004r1v2012017.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de percepção ambiental realizada em uma universidade federal brasileira e discute a relação entre a cultura identificada na comunidade estudada e as políticas públicas de estímulo à sustentabilidade. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, no qual foi utilizado um instrumento estruturado para analisar os hábitos cotidianos de 387 sujeitos da comunidade interna da instituição. Os resultados mostraram que a comunidade interna tende à percepção ambiental positiva, porém tem pouca percepção quanto aos impactos ambientais resultantes de seus hábitos. A partir desse construto, teceu-se uma discussão sobre as expectativas governamentais intrínsecas nas políticas públicas instituídas e o grau de consciência ambiental do grupo estudado. Concluiu-se que o cenário socioambiental da universidade caracteriza-se pela dicotomia teoria/prática, que atua como barreira na dinâmica do desenvolvimento da cultura de sustentabilidade local e desafia a articulação entre os propósitos dos ditames legais e o arranjo de potenciais identificado na comunidade interna.

Keywords : Percepção Ambiental; Políticas Públicas; Gestão Socioambiental.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )