SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1SOCIAL AND ENVIRONMENTAL VULNERABILITY IN ENVIRONMENTAL EDUCATION PRACTICED WITHIN THE FEDERAL LICENSING IN MACAÉ (RIO DE JANEIRO, BRAZIL)THE VISUAL LANDSCAPE: AN IMPORTANT AND POORLY CONSERVED RESOURCE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

BARREIROS, BRUNO C.  and  MAZON, MARCIA DA SILVA. O CONSUMO DE ORGÂNICOS NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA: ANALISANDO UM MERCADO ESPECIALIZADO EM FLORIANÓPOLIS-SC. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.147-164. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150077r2v2012017.

Como forma de contribuir para a compreensão do atual momento do mercado de orgânicos, o presente trabalho investiga um caso proeminente em Florianópolis: o Mercado Cantinho Especial. A metodologia empregada no presente estudo envolveu seis meses de análise da página institucional (fan page) do dito mercado em uma rede social, assim como oito meses de observações assistemáticas em seu interior e nove entrevistas com agentes da oferta e da demanda. Argumenta-se aqui que categorias de análise recorrentes em pesquisas sociológicas sobre espaços de compra e venda de orgânicos, tais como o consumo político e a ética ecológica, são rarefeitas entre os agentes sociais do principal mercado especializado da capital catarinense. Contudo, percebe-se que os orgânicos estão na vitrine, atuando como chamariz em um mercado de trocas simbólicas distintivas mais amplas. Tais trocas, quando reunidas em conjunto, podem ser identificadas como um estilo de vida marcado pelo elogio ao exotismo e ao cosmopolitismo.

Keywords : Mercado; orgânicos; Sociologia dos gostos.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )