SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1ORGANICS CONSUMPTION FROM A SOCIOLOGICAL PERSPECTIVE: ANALYZING A SPECIALTY MARKET IN FLORIANÓPOLIS-SC.THE INTERNET AS ENVIRONMENTAL MEDIA: STRATEGIES OF BRAZILIAN POLITICAL PARTIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

MUNOZ-PEDREROS, ANDRÉS. THE VISUAL LANDSCAPE: AN IMPORTANT AND POORLY CONSERVED RESOURCE. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.165-182. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150088r1v2012017.

A paisagem é o cenário para as atividades humanas e qualquer ação artificial afeta sua percepção. Os processos que geram perdas de paisagem estão aumentando em áreas urbanas e infraestrutura produtiva e serviços; a mudança de uso da terra rural em direção a monocultura e aumento de estruturas humanas no campo. Isto resultou em uma deterioração cada vez mais rápida de paisagens de perda de qualidade de paisagems de elevado valor estético, perda de paisagem diversa; perda de naturalidade para substituir a cobertura de vegetação nativa e perda de paisagens arquetípicas com desapropriação da identidade local. É preciso desenvolver políticas que incluem ações como construção catálogos de paisagem, programas de monitorização e de restauração além de um vigoroso programa de educação ambiental que visa a conservação e recuperação da paisagem.

Keywords : Paisagem visual; perda da paisagem; gestão.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )