SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1THE VISUAL LANDSCAPE: AN IMPORTANT AND POORLY CONSERVED RESOURCEVINCENT AND ELINOR OSTROM: TWO CONFLUENT TRAJECTORIES FOR THE GOVERNANCE OF COMMON PROPERTY RESOURCES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

BARROS, ANTONIO TEIXEIRA DE. A INTERNET COMO MÍDIA AMBIENTAL: ESTRATÉGIAS DOS PARTIDOS POLÍTICOS BRASILEIROS. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.183-202. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150101r1v2012017.

O presente trabalho analisa como os partidos políticos usam a internet para se comunicar com os segmentos eleitorais interessados na agenda ambiental. O levantamento de dados foi realizado em 2014, com base nas informações disponíveis nos websites dos partidos. O foco da pesquisa são as estratégias de comunicação e os conteúdos divulgados. Os dados mostram que, dos 32 partidos registrados na Justiça Eleitoral, 20 incorporam temáticas ecológicas em seus websites (62,5%). A visibilidade partidária foi a principal característica observada. As estratégias e os conteúdos são utilizados na publicidade das legendas a fim de reforçar a propaganda política dirigida a esse segmento eleitoral. A adesão partidária aos temas ambientais mostra que a agenda verde tornou-se transpartidária, além da divisão esquerda x direita.

Keywords : Partidos e meio ambiente; Internet e meio ambiente; Política partidária, mídia e meio ambiente.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )