SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1THE INTERNET AS ENVIRONMENTAL MEDIA: STRATEGIES OF BRAZILIAN POLITICAL PARTIESBRAZILIAN ECOVILLAGES AND IBGE SUSTAINABLE DEVELOPMENT INDICATORS: A COMPARATIVE ANALYSIS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

CAPELARI, MAURO GUILHERME MAIDANA; CALMON, PAULO CARLOS DU PIN  and  ARAUJO, SUELY MARA VAZ GUIMARÃES DE. VINCENT E ELINOR OSTROM: DUAS CONFLUENTES TRAJETÓRIAS PARA A GOVERNANÇA DE RECURSOS DE PROPRIEDADE COMUM. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.203-222. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150135r1v2012017.

O objetivo deste ensaio teórico é demonstrar a importância de Vincent Ostrom na história intelectual de sua esposa, Elinor Ostrom, em especial nos estudos da governança de recursos de propriedade comum embasados no Institutional Analysis and Development Framework (IAD). São destacados e analisados três elementos que evidenciam a relevância do referido pesquisador nessa perspectiva: a preocupação em apontar as características naturais dos recursos como fator determinante para elaboração de arranjos institucionais eficientes; a proposta de instituições policêntricas; e a construção de um modelo de racionalidade. Ao final, são elencadas algumas questões que podem contribuir para estruturar uma agenda positiva de pesquisa nesse campo, com repercussões em temas contemporâneos e políticas públicas importantes.

Keywords : Vincent Ostrom; Elinor Ostrom; Governança; Recursos Comuns; IAD Framework.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )