SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1VINCENT AND ELINOR OSTROM: TWO CONFLUENT TRAJECTORIES FOR THE GOVERNANCE OF COMMON PROPERTY RESOURCESPROTECTED AREAS AND THEIR MULTIPLE TERRITORIALITIES - A SOCIAL AND ENVIRONMENTAL REFLECTION ON CATIMBAU NATIONAL PARK - BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

BELLEZE, GABRIELA; BERNARDES, MARCOS EDUARDO CORDEIRO; PIMENTA, CARLOS ALBERTO MÁXIMO  and  NUNES JUNIOR, PAULO CEZAR. ECOVILAS BRASILEIRAS E INDICADORES DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO IBGE: UMA ANÁLISE COMPARATIVA. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.223-238. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20150164r2v2012017.

As ecovilas têm se destacado entre as iniciativas que promovem o desenvolvimento sustentável no mundo contemporâneo. No entanto, pouco se sabe sobre a sua efetividade nos contextos econômico, social, ambiental e institucional, em relação à sociedade em geral. O presente estudo comparou quali-quantitativamente 11 Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) do IBGE no país através dos respectivos dados obtidos para as ecovilas participantes. Desses indicadores, cinco foram relacionados à dimensão ambiental; outros quatro, à dimensão social; e dois, à dimensão econômica. Fichas de coleta contendo questões abertas e fechadas, com 32 respostas distribuídas em diferentes graus de detalhamento, foram enviadas a 52 ecovilas. Os resultados sugerem que as ecovilas apresentam um desempenho superior aos descritos pelo IBGE, para a população brasileira como um todo, em todos os indicadores analisados. Porém, ainda há desafios a serem superados, tais como a dificuldade desses grupos em lidar com aspectos sociais e econômicos.

Keywords : Comunidades intencionais; Comunidades alternativas; IDS-IBGE.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )