SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1WHAT DOES THE ACADEMIC RESEARCH SAY ABOUT IMPACT ASSESSMENT AND ENVIRONMENTAL LICENSING IN BRAZIL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente & Sociedade

Print version ISSN 1414-753XOn-line version ISSN 1809-4422

Abstract

CONEJERO, MARCO ANTONIO  and  CESAR, ALDARA DA SILVA. A GOVERNANÇA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS (APLS) PARA A GESTÃO ESTRATÉGICA DE INDICAÇÕES GEOGRÁFICAS (IGS). Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.1, pp.293-314. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc20160010v2012017.

As formas organizacionais de APLs e IGs tornaram-se objetos de políticas públicas, mas sobretudo, um espaço para ações coletivas. O artigo explora duas questões: Por que a boa governança de um APL é fundamental na implementação de uma estratégia (e marca) coletiva do tipo IG?; Como a entidade de governança local do APL pode assumir o papel de gestão da IG em nome de todos os produtores de uma região geográfica? Para respondê-las, o artigo faz uso de dois métodos de pesquisa: revisão da literatura (desk research); e casos de APLs de café (Região do Cerrado Mineiro) e frutas (Região do Jaíba) no Estado de Minas Gerais. Finalmente, uma revisão cíclica de teoria e dados dá origem a proposições teóricas, que são tratados como pontos de aprendizado para o tema da governança e gestão estratégica de APLs e IGs.

Keywords : APL; IG; Marca Territorial; Governança; Processo Decisório.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )