SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A EFETIVIDADE DOS SISTEMAS DE AVALIAÇÃO DE IMPACTO AMBIENTAL NOS ESTADOS DE SÃO PAULO E MINAS GERAISENVIRONMENTAL CONFLICTS AND PUBLIC DELIBERATION ARENAS AROUND THE ENVIRONMENTAL ISSUE IN ARGENTINA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

AGUAYO, BEATRIZ EUGENIA CID  e  PARRA, JOSÉ MANUEL BARRIGA. GOVERNANCES AND INVISIBILITIES: INTERESTS AND RATIONALITIES IN THE SOCIO-ENVIRONMENTAL REGULATION OF SALMON FARMING IN CHILE. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.105-120. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc261r2v2022017.

Este texto analisa o processo de regulação e certificação da salmonicultura chilena, a partir dos discursos de seus atores. Este artigo documenta dois caminhos: um processo de regulação levado a cabo pela indústria nacional e mundial, e outro promovido pelo setor público. Através do estudo de caso demonstra-se primeiro como as novas estruturas de governança nacional e global, no contexto neoliberal, constituem-se como resultado de um processo de negociação entre diversos atores. Aqueles que conseguem efetivamente articular racionalidades e interesses de uma variedade de atores da indústria e da sociedade civil, mas às custas de menosprezar a questão social e laboral, suprimem a questão sobre quem tem acesso ao meio ambiente e aos recursos naturais. Isso consolida a privatização dos recursos comuns, contribuindo à exclusão de um conjunto de atores organizados.

Palavras-chave : salmão; Chile; governação; certificações; a ecologia política.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )