SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2GOVERNANCES AND INVISIBILITIES: INTERESTS AND RATIONALITIES IN THE SOCIO-ENVIRONMENTAL REGULATION OF SALMON FARMING IN CHILEQUILOMBOLAS COMO “COLETIVIDADES VERDES”: CONTESTANDO E INCORPORANDO O AMBIENTALISMO NA MATA ATLÂNTICA, BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

MERLINSKY, MARÍA GABRIELA. ENVIRONMENTAL CONFLICTS AND PUBLIC DELIBERATION ARENAS AROUND THE ENVIRONMENTAL ISSUE IN ARGENTINA. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.2, pp.121-138. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc265r1v2022017.

O propósito desse artigo é analisar de que maneira diferentes ações coletivas inauguraram arenas públicas de deliberação em torno da questão ambiental na Argentina. A partir da análise dos resultados de um estudo sobre o “conflito pelas plantas industriais de celulose no rio Uruguai” e o “conflito pela recomposição da bacia Matanza-Riachuelo” queremos aprofundar uma perspectiva teórica que considera a produtividade desses eventos e analizar diferentes formas de comunicação entre arenas públicas. A partir da exposição dos resultados dos estudos de caso, debateremos a produtividade territorial dos conflitos ambientais.

Palavras-chave : ativismo; ambientalismo; conflitos socioambientais; política ambiental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf epdf ) | Espanhol ( pdf epdf )