SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4A COMPENSAÇÃO FINANCEIRA E O DESENVOLVIMENTO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS ALAGADOS POR USINAS HIDRELÉTRICASDESCARTE DE MEDICAMENTOS: UMA REFLEXÃO SOBRE OS POSSÍVEIS RISCOS SANITÁRIOS E AMBIENTAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

LINDOSO, DIEGO PEREIRA. VULNERABILIDADE E RESILIÊNCIA: POTENCIAIS, CONVERGÊNCIAS E LIMITAÇÕES NA PESQUISA INTERDISCIPLINAR. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.4, pp.127-144. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc0248r1v2042017.

A demanda por conhecimento científico na interface homem-natureza é uma necessidade premente e cada vez mais urgente frente ao risco representado pelas mudanças ambientais globais. Duas abordagens de pesquisa que se destacam nesse contexto são a da Vulnerabilidade e a da Resiliência, cada qual vinda de tradições epistêmicas distintas, mas que agora se encontram em um campo interdisciplinar fértil. A partir da literatura, o presente trabalho faz uma reflexão crítica das convergências, divergências e limitações para o diálogo entre ambas frente ao esforço de encontrar soluções aos problemas que emergem da interação sociedade e ambiente, em especial a mudança climática. Apesar de uma convergência conceitual, ainda há perspectivas teóricas e metodológicas que dificultam a fusão de ambas em uma abordagem única. Entretanto, ao se debruçarem sobre as mesmas problemáticas e partindo de perguntas semelhantes, há grande potencial de complementaridade benéfico à pesquisa interdisciplinar sobre a dinâmica dos sistemas socioecológicos.

Palavras-chave : vulnerabilidade; resiliência; sistemas socioecológicos; mudanças climáticas; interdisciplinaridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )