SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número4USINA HIDRELÉTRICA NA AMAZÔNIA E IMPACTOS SOCIOECONÔMICOS SOBRE OS PESCADORES DO MUNICÍPIO DE FERREIRA GOMES-AMAPÁ1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente & Sociedade

versão impressa ISSN 1414-753Xversão On-line ISSN 1809-4422

Resumo

PACHECO, LARISSA MARCHIORI; DANTAS, MARINA KOLLAND; PASSADOR, CLÁUDIA SOUZA  e  LIBONI-AMUI, LARA BARTOCCI. ENVIRONMENTAL PUBLIC EXPENSES: AN INTEGRATIVE LITERATURE REVIEW AND FUTURE RESEARCH AGENDA. Ambient. soc. [online]. 2017, vol.20, n.4, pp.209-228. ISSN 1414-753X.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-4422asoc0138r2v2042017.

Diversos estudos foram realizados visando analisar gastos públicos ambientais, sua alocação e seu papel como instrumento de ação pública. Contudo, ainda existe uma lacuna em pesquisas que integrem e sistematizem o conhecimento existente. Assim, nós realizamos uma revisão integrativa da literatura e trinta artigos foram selecionados para síntese, classificação e codificação baseada em um sistema proposto pelos autores. Foi identificado que o campo de pesquisa ainda é recente e as publicações estão concentradas na Europa e América Latina. Com relação aos métodos usados, abordagens qualitativas baseadas em estudos de caso são maioria. Ainda, os estudos no geral combinam diferente esferas de análise, objetivando discutir tópicos sobre descrição e performance dos gastos. Segundo os resultados, permanece a necessidade de estudos que promovam transparência, organização contábil e criação de indicadores, possibilitando análises mais profundas. Uma agenda de pesquisa com oito sugestões foi proposta baseada nas limitações teóricas observadas.

Palavras-chave : Gastos ambientais; Gestão ambiental; Política pública ambiental; Revisão de literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )