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PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES JOVENS E ADULTOS SOBRE O RIO DOCE - CARTOGRAFIAS DO MEDO

Resumo

O artigo se insere no conjunto de debates cuja preocupação são os efeitos do desastre sociotécnico provocado pelo rompimento da barragem de Fundão, ocorrido no ano de 2015, que afetou o rio Doce, e apresenta resultados de um estudo que buscou compreender as percepções de estudantes da Educação de Pessoas Jovens e Adultas (EJA) sobre o rio. O referencial teórico estabelece um diálogo entre a EJA, a Educação Ambiental, e as contribuições do geógrafo Yi-Fu Tuan. O material empírico foi produzido por meio de mapas mentais e entrevistas. Os resultados indicam que as percepções dos sujeitos sobre o rio são marcadas por cartografias do medo decorrente da degradação ambiental, antes do desastre; e, pós-desastre, por preocupações com a saúde, o orçamento familiar e prejuízo no trabalho. As conclusões apontam a importância de maiores informações sobre a água à população, e que os efeitos do desastre acentuam a desigualdade social.

Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos; Educação Ambiental; rio Doce

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
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