Acessibilidade / Reportar erro

HISTÓRIA DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA EXPEDIÇÃO PELO RIACHO DO IPIRANGA

Resumo

Neste artigo refletimos sobre o desenvolvimento de uma expedição educativa pelo riacho do Ipiranga, na qual aproximamos os debates da história das ciências à Educação Ambiental, problematizando as questões socioambientais da cidade de São Paulo de forma contextualizada e crítica. Para tal, delimitamos a bacia hidrográfica, ressaltando as nascentes e as alterações no riacho do Ipiranga e os significados políticos, científicos, sanitaristas e ambientais ao longo do século XX. Associamos as questões ambientais à história de duas importantes instituições localizadas no riacho: o Jardim Botânico e o bosque do Museu Paulista. Evidenciamos as práticas, técnicas e representações científicas desenvolvidas nos locais, valorizando-as como patrimônios culturais da ciência brasileira.

Palavras-chave:
História da Ciência; Trabalho de campo; educação ambiental; jardins botânicos; Frederico Carlos Hoehne

ANPPAS - Revista Ambiente e Sociedade Anppas / Revista Ambiente e Sociedade - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistaambienteesociedade@gmail.com