SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Perfil dos níveis pressóricos e glicêmicos de funcionários de instituições públicas hospitalares de Fortaleza-Ceará: profile of the public hospitals' staff in the city of Fortaleza-CEA escolha profissional no imaginário social - enfermeiras brasileiras e peruanas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

CASTRO, Maria Euridéa de  e  ROLIM, Maysa Oliveira. Conhecimento e estereótipo de trabalhadores acerca da hipertensão. Esc. Anna Nery [online]. 2006, vol.10, n.2, pp. 235-240. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452006000200010.

A prevenção da hipertensão arterial torna-se difícil devido às dificuldades de acesso ao sistema de saúde. Foram objetivos deste estudo: averiguar o conhecimento dos trabalhadores acerca da pressão arterial, da hipertensão e, ainda, a prática da verificação da pressão arterial. Trata-se de um estudo descritivo, realizado em uma Universidade Pública Estadual em Fortaleza-Ceará, Brasil. O universo do estudo foi constituído por 35 trabalhadores a partir de uma amostra aleatória simples. Depreendeu-se que há déficit de conhecimento acerca da pressão arterial e da hipertensão e que as questões culturais entre profissionais e usuários do sistema de saúde estão em desacordo com o processo ensino-aprendizagem. Concluiu-se que urgem estratégias que permitam maior adesão aos programas e às campanhas de hipertensão. O início dessa mudança tem como fundamento a atenção primária, que leve a população, dentro de uma posição crítica, a tomar atitudes que possibilitem adequar-se a uma condição de vida saudável.

Palavras-chave : Pressão Arterial; Hipertensão; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português