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Convergência de saberes e conhecimentos de enfermagem no cuidado à família

Convergence of nursing beliefs and knowledge in the family care

Convergencia de saberes y conocimientos de enfermería en el cuidado a la familia

A família tem sido priorizada por meio de programas sociais, em especial, com a descentralização das ações de saúde. Em detrimento das transformações ocorridas, contudo, esta visão voltada para o grupo familiar continua atrelada a um paradigma biologicista, centrado na patologia, alimentando o sistema com dados epidemiológicos pouco substanciais no tocante às necessidades, condições de vida e saúde das famílias. O presente estudo emergiu da necessidade de se desenvolver e compartilhar conhecimentos que norteiem a atuação dos profissionais em atenção primária de saúde, com a família ocupando o papel de sujeito ativo na busca de resolução de problemas, numa dimensão de co-responsabilidade e cidadania. Buscou-se responder às seguintes questões: como as enfermeiras têm aplicado os marcos teóricos no cotidiano da prática da Enfermagem com famílias? Que saberes produzidos convergem e expressam a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem à família? Para tanto, objetivou-se descobrir a tendência teórico-prática do cuidado de enfermagem com famílias, a partir da convergência do saber popular e do conhecimento acadêmico. Optou-se pelo método qualitativo de pesquisa, utilizando a modalidade convergente-assistencial. Os participantes do estudo compreenderam 14 enfermeiros, dentre os quais sete representaram a atividade de pesquisa e sete a prática assistencial. Dentre os que representaram a pesquisa, quatro encontravam-se no nível de Doutorado e três no de Mestrado. Por sua vez, os enfermeiros da prática compreenderam duas supervisoras de campo e cinco ex-alunos, representando o estágio supervisionado, por meio da monografia de graduação. Efetivou-se a abordagem aos participantes por intermédio de duas etapas, sendo a primeira mediante contato individual e a segunda, priorizando a construção coletiva da realidade. Foram utilizados questionários e se solicitou uma cópia das teses e dissertações para leitura dirigida por um roteiro estruturado. Para segunda etapa, empregou-se a técnica de painel interativo, tendo sido validados os marcos conceituais do cuidado com famílias em atenção primária. A convergência dos saberes foi apresentada segundo os padrões de conhecimento - empírico, ético, pessoal e estético, de Chinn e Kramer¹, e - sócio-político, de White². Os padrões de conhecimento ético e estético encontraram-se exíguos, em relação a uma declaração explícita deles, pelos pesquisadores participantes do estudo. Uma vez que o padrão ético esteve presente em apenas dois dos sete trabalhos analisados, oferece, portanto, uma lacuna para estudos posteriores, por se tratar do componente moral de tomada de decisões pelo enfermeiro. Como propósito, construiu-se um guia prático para utilização no cuidado com famílias em atenção primária, na perspectiva de sugerir a enfermeiros e estudantes da Enfermagem uma ferramenta para adoção de uma postura reflexivo-crítica diante do cuidado humano. Considerou-se que o saber popular e o conhecimento acadêmico são convergentes, estão integrados e integrando o cuidado de Enfermagem e respondem a demanda de atenção primária de saúde das famílias.

Enfermagem; Saúde da Família; Atenção Primária à Saúde


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