SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Os profissionais de Enfermagem diante do nascimento da criança com malformação congênitaPercepções maternas sobre o neonato em uso de fototerapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

BIESBROECK, Flávia Cristina Cordeiro; CARDIM, Mariana Gomes  e  NASCIMENTO, Maria Aparecida de Luca. Entre a Enfermagem e a maternidade: um estudo sobre a interação enfermeira e recém-nascido. Esc. Anna Nery [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 80-85. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000100011.

Estudo descritivo exploratório que tem por objetivo correlacionar o comportamento afetivo e interacional das enfermeiras durante a oferta de alimento ao recém-nascido por meio da técnica do copinho, em uma unidade neonatal, a um cuidado essencial de enfermagem, tendo em vista a vulnerabilidade desta clientela. Foram observadas, através de imagens, vinte enfermeiras durante a execução do referido procedimento, e os seus gestuais são discutidos à luz de referenciais da fisiologia humana, da interação e da psicologia infantil, dentre outros. Conclui-se que o cuidado de enfermagem dispensado ao recém-nascido, além de cientificamente complexo, requer, de quem o pratica, atenção, ternura e sensibilidade, elementos subjetivos implícitos no cuidado de enfermagem, que não devem ser creditados à maternagem, mas ao cuidado revestido de profissionalismo, responsabilidade, cientificidade e ética.

Palavras-chave : Enfermagem; Recém-nascido; Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português