SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Os profissionais de Enfermagem diante do nascimento da criança com malformação congênitaPercepções maternas sobre o neonato em uso de fototerapia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

BIESBROECK, Flávia Cristina Cordeiro; CARDIM, Mariana Gomes  e  NASCIMENTO, Maria Aparecida de Luca. Entre a Enfermagem e a maternidade: um estudo sobre a interação enfermeira e recém-nascido. Esc. Anna Nery [online]. 2007, vol.11, n.1, pp. 80-85. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000100011.

Estudo descritivo exploratório que tem por objetivo correlacionar o comportamento afetivo e interacional das enfermeiras durante a oferta de alimento ao recém-nascido por meio da técnica do copinho, em uma unidade neonatal, a um cuidado essencial de enfermagem, tendo em vista a vulnerabilidade desta clientela. Foram observadas, através de imagens, vinte enfermeiras durante a execução do referido procedimento, e os seus gestuais são discutidos à luz de referenciais da fisiologia humana, da interação e da psicologia infantil, dentre outros. Conclui-se que o cuidado de enfermagem dispensado ao recém-nascido, além de cientificamente complexo, requer, de quem o pratica, atenção, ternura e sensibilidade, elementos subjetivos implícitos no cuidado de enfermagem, que não devem ser creditados à maternagem, mas ao cuidado revestido de profissionalismo, responsabilidade, cientificidade e ética.

Palavras-chave : Enfermagem; Recém-nascido; Comportamento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Portuguêspdf em Português