SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Biosecurity in an intensive care unit: the nursing team perceptionStress and nursing: the nursing's auxiliaries perception of a public institution author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

LIMA, Fernanda Aragão; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa  and  VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Acidentes com material perfurocortante : conhecendo os sentimentos e as emoções dos profissionais de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2007, vol.11, n.2, pp.205-211. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452007000200004.

O estudo objetivou conhecer os sentimentos e emoções vivenciados pelos profissionais de enfermagem ao se acidentarem com material perfurocortante em um hospital da rede pública estadual, através de uma pesquisa descritiva envolvendo 13 profissionais, no decorrer dos meses de janeiro/abril de 2004. Constatou-se que a ocorrência de acidentes de trabalho com materiais perfurocortantes pode ser favorecida pela realização de um trabalho árduo, exercido de maneira rápida, em mais de um estabelecimento de saúde, como também pela desatenção e distração. O medo diante da alteração em seu estilo de vida, da proximidade da morte e do preconceito a ser vivenciado em seu ambiente familiar, social e de trabalho, proporcionado pela possível contaminação pelos vírus HIV e hepatite B, foi o sentimento manifestado após o acidente com perfurocortantes pela maioria dos entrevistados. Aponta-se o treinamento em serviço, o aperfeiçoamento técnico e a atualização profissional desenvolvidos pelo setor de educação continuada como importantes para a minimização dos riscos de acidentes de trabalho.

Keywords : Educação em Enfermagem; Riscos Ocupacionais; Equipamentos e Provisões.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License