SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Premature’s breastfeed in a beonatal unit: the maternal experienceExistentially of the child with AIDS: perspectives for the nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

OLIVEIRA, Rejane Burlandi de; MELO, Enirtes Caetano Prates  and  KNUPP, Virginia Maria de Azevedo Oliveira. Perfil dos óbitos infantis no município do Rio de Janeiro segundo peso ao nascer, no ano de 2002. Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.1, pp. 25-29. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000100004.

A taxa de mortalidade infantil é considerada síntese da qualidade de vida e do nível de desenvolvimento de uma população, e o peso ao nascer representa o fator de risco que mais influencia a sobrevivência infantil. Objetivo: analisar a mortalidade infantil segundo a distribuição espacial do peso ao nascer nas áreas de planejamento do Município do Rio de Janeiro, em 2002. Métodos: Fonte de dados do Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) segundo peso ao nascer, no Município do Rio de Janeiro, ano de 2002. Na Zona Oeste, encontramos concentrações de altas taxas de óbitos infantis, em todas as faixas de peso analisadas. Os resultados mostraram que esforços devem ser dirigidos no sentido de garantir o acesso da gestante e do recém-nascido aos serviços de saúde, assegurando uma assistência obstétrica e neonatal adequada no Município do Rio de Janeiro, que propicie condições para uma gestação e nascimentos seguros.

Keywords : Mortalidade Infantil; Peso ao Nascer; Serviços de Saúde da Criança; Sistemas de Informação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese