SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Creation and consolidation of the nursing course at the university of Brasília: a guardianship’s history (1975 - 1986)The life style of the hypertensive patient of a program of aerobic exercise: study in the Toluca City, Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

PINHEIRO, Joziane  and  ZEITOUNE, Regina Célia Gollner. Hepatite B: conhecimento e medidas de biossegurança e a saúde do trabalhador de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 258-264. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200009.

O estudo teve como objetivos: descrever o conhecimento dos profissionais de enfermagem acerca da doença hepatite B; analisar as medidas de biossegurança com relação à hepatite B utilizadas pelos profissionais de enfermagem; e discutir as implicações do conhecimento acerca da hepatite B e as medidas de biossegurança para a saúde do trabalhador de enfermagem. O estudo teve amostra de 44 funcionários, representando 100% dos profissionais de enfermagem do setor de clínica médica de um hospital militar do Município do Rio de janeiro. Constatou-se que a maioria dos profissionais de enfermagem desconhecia as formas de transmissão da hepatite B; um número significativo de profissionais de enfermagem não havia recebido treinamento de como proceder caso houvesse um acidente com material perfurocortante; o conhecimento das medidas de biossegurança não estava presente em toda equipe, nem todos as usavam de forma rotineira. Concluímos que os resultados indicam que alguns profissionais estariam expostos ao risco de contrair a hepatite B caso ocorresse acidente com material perfurocortante.

Keywords : Saúde do Trabalhador; Enfermagem; Hepatite B.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese