SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2As questões macrossociais das drogas e o saberes dos estudantes de enfermagemSobre a objetividade na relação sujeito-objeto no plano da imagem ou da esfera instrumental/organizacional: um ponto de vista para a pesquisa na enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SOUZA, Norma Valéria Dantas de Oliveira et al. Visibilidade do projeto de extensão para promoção da assistência perioperatória: ponto de vista multidisciplinar. Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.2, pp. 329-333. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200020.

Pesquisa qualitativa, cujo objeto foi a visibilidade do projeto de extensão "Orientando o Cliente em Situação Cirúrgica para Diferenciar o Cuidado" junto aos profissionais que compõem a equipe multidisciplinar de saúde. Objetivos: identificar o conhecimento da equipe multidisciplinar acerca das atividades desenvolvidas no projeto de extensão e analisar a relevância conferida pela equipe multidisciplinar acerca das atividades do projeto para a qualidade da assistência. Cenário: duas enfermarias cirúrgicas de um hospital universitário do Rio de Janeiro. As informações foram coletadas através de entrevista com 16 sujeitos. Após aplicar a análise de conteúdo, os resultados foram: a enfermagem e o serviço social conheciam as atividades do projeto, ao passo que médicos e nutricionistas desconheciam. Os sujeitos que conheciam o projeto conferiam-lhe relevância, pois propiciava bem-estar à clientela. Conclusão: o projeto tem visibilidade junto à equipe de enfermagem e serviço social, porém necessita traçar estratégias para alcançar visibilidade com médicos e nutricionistas.

Palavras-chave : Enfermagem; Cirurgia; Relações Comunidade-Instituição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português