SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Depressive disorders: didactic material for distance educationWorkshops on sexuality in adolescence: revealing voices, unveiling views student's of the medium teaching glances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

RUBIO, Micaela Olivos; AVILA, Gloria Ángeles  and  GOMEZ, Beatriz Arana. Atitudes de estudantes de enfermagem mexicanos ao manipular resíduos biológicos infecciosos perigosos . Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.3, pp.479-484. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300013.

O manuseio de resíduos biológicos infecciosos é perigoso e é atualmente um problema para os estudantes de Enfermagem como membros da equipe de saúde, em razão da sua capacidade de provocar doenças. O propósito foi identificar as atitudes como fator de risco para os estudantes de Enfermagem no manuseio destes resíduos. Estudo do tipo quantiqualitativo, com enfoque descritivo, transversal e observacional. A amostra constituiu-se de 403 estudantes de 1º, 2º e 3º graus, da Faculdade de Enfermagem durante as práticas clínicas realizadas em hospitais da cidade de Toluca México. Aplicou-se a escala atitudinal, tipo Likert, ao total de estudantes, com 25 entrevistas e 12 roteiros de observação. Obteve-se como resultado que os estudantes nas práticas clínicas sofrem com a incerteza e o medo de contrair alguma doença infecto-contagiosa, por não saberem manusear estes resíduos, sentem indiferença por não acreditar que existe risco, vergonha em relação a críticas, coragem por sofrer acidentes com resíduos e arrependimento por não realizarem adequadamente a classificação.

Keywords : Enfermagem; Estudantes; Infecção; Resíduos Perigosos; Atitude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License