SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Depressive disorders: didactic material for distance educationWorkshops on sexuality in adolescence: revealing voices, unveiling views student's of the medium teaching glances author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

RUBIO, Micaela Olivos; AVILA, Gloria Ángeles  and  GOMEZ, Beatriz Arana. Atitudes de estudantes de enfermagem mexicanos ao manipular resíduos biológicos infecciosos perigosos . Esc. Anna Nery [online]. 2008, vol.12, n.3, pp. 479-484. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000300013.

O manuseio de resíduos biológicos infecciosos é perigoso e é atualmente um problema para os estudantes de Enfermagem como membros da equipe de saúde, em razão da sua capacidade de provocar doenças. O propósito foi identificar as atitudes como fator de risco para os estudantes de Enfermagem no manuseio destes resíduos. Estudo do tipo quantiqualitativo, com enfoque descritivo, transversal e observacional. A amostra constituiu-se de 403 estudantes de 1º, 2º e 3º graus, da Faculdade de Enfermagem durante as práticas clínicas realizadas em hospitais da cidade de Toluca México. Aplicou-se a escala atitudinal, tipo Likert, ao total de estudantes, com 25 entrevistas e 12 roteiros de observação. Obteve-se como resultado que os estudantes nas práticas clínicas sofrem com a incerteza e o medo de contrair alguma doença infecto-contagiosa, por não saberem manusear estes resíduos, sentem indiferença por não acreditar que existe risco, vergonha em relação a críticas, coragem por sofrer acidentes com resíduos e arrependimento por não realizarem adequadamente a classificação.

Keywords : Enfermagem; Estudantes; Infecção; Resíduos Perigosos; Atitude.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · pdf in Spanish