SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1Acidentes de trânsito e a frequência dos exames de alcoolemia com vítimas fatais na cidade do Rio de JaneiroAs contribuições do II Congresso Médico Latino-Americano para a enfermagem no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SANTOS, Anna Cristina Cardoso Fontes dos. Referencial de cuidar em enfermagem psiquiátrica: um processo de reflexão de um grupo de enfermeiras. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 51-55. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000100008.

Estudo qualitativo que teve como objetivo construir, em conjunto com seis enfermeiras chefes de uma instituição psiquiátrica pública no Rio de Janeiro, um referencial teórico-filosófico a ser implantado por elas próprias, no desenvolvimento do processo de cuidar de pacientes psiquiátricos. Realizou-se um processo de reflexão sobre dinâmica de grupo, buscando autoconhecimento e amadurecimento. Tal processo desenvolveu-se durante a construção de dissertação de Mestrado desta autora, orientada pela Drª Eloita Pereira Neves. Utilizaram-se conceitos das Teorias Humanística e Cuidado Burocrático, diretrizes da Reforma Psiquiátrica e Políticas de Saúde Mental. Os dados obtidos foram gravados, transcritos e analisados de acordo com a análise de conteúdo. Dos resultados emergiram categorias de concepções sobre: Ser Humano; Cuidado Profissional de Enfermagem; Cuidador Profissional; Processo Educativo e Institucional; e Descuidado, que permitiram formular uma proposta de referencial para a prática do Cuidar em Enfermagem para pacientes psiquiátricos de longa permanência institucionalizados.

Palavras-chave : Cuidado de Enfermagem; Educação; Enfermagem Psiquiátrica; Pesquisa Qualitativa.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português