SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número1As contribuições do II Congresso Médico Latino-Americano para a enfermagem no BrasilDoença renal crônica: conhecendo a experiência da criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

MACHADO, Wiliam César Alves  e  FIGUEIREDO, Nébia Maria Almeida de. Base fixa teto/mãos: cuidados para autonomia funcional de pessoas com sequela de lesão neurológica espástica. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.1, pp. 66-73. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000100010.

Trata-se de estudo experimental com objetivo de identificar estratégias para reduzir o nível de dependência da pessoa com sequela de lesão traumática cerebral de grande porte, para ajuda no desempenho de atividades cotidianas e autocuidado. Único sujeito, que, ao longo de 13 anos, 4.745 dias, 113.880 horas, com deficiência física grave e acentuado quadro de espasticidade, necessita de ajuda do cuidador para realização de transferências da cadeira de rodas para a cama. Elaborou-se protótipo pautado na tecnologia assistiva para auxiliar na mobilização e respectivas transferências, com resultados satisfatórios, porém restritos à dinâmica de projetar-se de uma superfície para outra com respectivo alinhamento do corpo. Concluindo, recomenda-se a instalação do protótipo nos laboratórios de pesquisa do cuidado dos programas de graduação e pós-graduação em enfermagem, para que pesquisadores e estudantes invistam na identificação das potencialidades das pessoas com deficiência para maior independência e habilidades para o autocuidado.

Palavras-chave : Classificação Internacional de Funcionalidade; Incapacidade e Saúde; Assistência Domiciliar; Pessoas com Deficiência; Atividades Cotidianas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português