SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Fatores de risco para prematuridade: pesquisa documentalSaúde da mulher e do recém-nascido: produção de conhecimento na graduação em enfermagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

ZAMPIERI, Maria de Fátima Mota et al. El proceso de vivir y ser saludable de las mujeres y el climaterio. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 305-312. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000200010.

Este estudo teve como objetivo compreender como se dá o processo de viver de mulheres no climatério. Foi desenvolvido com base na abordagem qualitativa, utilizando multimétodos participativos, com nove mulheres do Núcleo da Terceira Idade (NETI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os dados foram coletados por entrevistas e reuniões de grupos e analisados por meio da análise de conteúdo. Da análise dos dados, emergiram as unidades de significado, que deram origem às seguintes categorias: afirmando-se como mulher; experienciando o climatério e o envelhecimento; interagindo no cotidiano e mantendo as singularidades; abrindo caminhos para a vivência da cidadania. Com base no resultado do estudo, o viver das mulheres no período do climatério mostrou-se como um processo complexo, dinâmico, paradoxal, em que o envelhecimento e a possibilidade de adoecer se colocam como desafios maiores e os avanços nas perspectivas pessoais, culturais e sociais, como conquistas especiais.

Palavras-chave : Salud de la Mujer; Climaterio; Envejecimiento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português