SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Gestantes/puérperas com hiv/aids: conhecendo os déficits e os fatores que contribuem no engajamento para o autocuidadoO tornar-se cuidadora na senescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

PEREIRA, Queli Lisiane Castro  e  SIQUEIRA, Hedi Crecencia Heckler de. O olhar dos responsáveis pela política de saúde da mulher climatérica. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 366-371. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000200018.

Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório e descritivo que tem como objetivo identificar a busca das usuárias climatéricas do Sistema Único de Saúde por serviços e ações de saúde nos municípios da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul, na perspectiva dos responsáveis pela política da saúde da mulher. A procura das climatéricas caracterizou-se por ser em função dos sintomas e queixas típicos desta fase, e dúvidas quanto a uma possível gestação. Há de se procurar pôr em prática o direito constitucional da integralidade, preservando os direitos já conquistados pelas mulheres e ampliar os serviços assistenciais, para que possam corresponder, tanto quantitativa como qualitativamente, às demandas, às necessidades de promoção, prevenção e recuperação da saúde das usuárias do sistema de saúde brasileiro.

Palavras-chave : Climatério; Menopausa; Saúde da Mulher; Acesso aos Serviços de Saúde; Sistema Único de Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português