SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Experiência da gravidez após os 35 anos de mulheres com baixa rendaComparativo de personagens da história da enfermagem brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SILVA, Laura Johanson da  e  SILVA, Leila Rangel da. Mudanças na vida e no corpo: vivências diante da gravidez na perspectiva afetiva dos pais. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.2, pp. 393-401. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000200022.

Pesquisa do tipo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, que teve como objetivos: descrever as vivências destacadas pelos pais diante da gravidez e analisar tais vivências sob a perspectiva da afetividade, construída pelos pais diante da gravidez. Os participantes foram seis mães e três pais. A técnica de coleta utilizada foi a entrevista em profundidade. Os dados foram submetidos à análise pela modalidade temática, emergindo duas categorias: Vivendo intensas mudanças na vida e Vivendo intensas mudanças no corpo. Concluiu-se que, na gestação, os enfrentamentos podem oscilar em momentos de desequilíbrio e outros de superação. Nesse entremeio, a afetividade está ligada a essas respostas adaptativas dos pais e da família.

Palavras-chave : Afeto; Gravidez; Família; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português