SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O conhecimento político na atuação do enfermeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

BAGNATO, Maria Helena Salgado; MISSIO, Lourdes; RENOVATO, Rogério Dias  e  BASSINELLO, Greicelene Aparecida Hespanhol. Práticas educativas em saúde: da fundamentação à construção de uma disciplina curricular. Esc. Anna Nery [online]. 2009, vol.13, n.3, pp. 651-656. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452009000300028.

Este trabalho procura apresentar o processo de construção da disciplina Práticas Educativas em Saúde, introduzida no currículo implantado em 2006 e desenvolvida no Curso de Licenciatura em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. O percurso desse trabalho passou pelas tentativas de aproximação entre a educação e a saúde e os aportes dos estudos culturais, atravessando esses campos disciplinares, sem perder o fio condutor de outras possibilidades para a construção do saber pedagógico na formação do enfermeiro. No decorrer da disciplina, foram abordados tópicos importantes, como as concepções de ser humano, de corpo, de saúde, a relação educação-saúde, dentre outros. Neste contexto, estabeleceram-se interlocuções com referenciais que movimentaram os paradigmas, os discursos e as práticas em saúde. Assim, nossa trajetória no pleito da disciplina possibilitou compreender a historicidade das práticas educativas em saúde e os pressupostos que as têm orientado para subsidiar análises críticas no desenvolvimento dessas práticas.

Palavras-chave : Educação em Saúde; Cultura; Enfermagem; Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português