SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1O impacto do diagnóstico: experiência contada por mulheres com hipertensão arterialAprender em grupo: experiência de estudantes de enfermagem e implicações para a formação profissional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

COSTA, Roberta Kaliny de Souza  e  MIRANDA, Francisco Arnoldo Nunes de. Opinião do graduando de enfermagem sobre a formação do enfermeiro para o SUS: uma análise da FAEN/UERNA formação acadêmica do enfermeiro para o SUS na percepção de docentes e discentes da Faculdade de Enfermagem/UERN. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.1, pp. 39-47. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000100007.

O estudo objetivou identificar a opinião dos graduandos sobre seu processo de formação para o Sistema Único de Saúde - SUS. O objeto é a opinião dos graduandos de enfermagem sobre sua formação para o SUS. Pesquisa quantitativa, realizada com 30 discentes da Faculdade de Enfermagem - FAEN, unidade integrante da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Observaram-se os aspectos éticos da Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde, incluindo a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido pelos discentes. Os dados foram coletados por meio de questionários, tabulados no Microsoft Excel e apresentados em tabelas. Os resultados, apesar de apontarem alguma rejeição em certos aspectos da proposta curricular, revelaram uma boa aceitação dos discentes quanto à eficiência e realização dos objetivos do Projeto Político-Pedagógico, do perfil do egresso pretendido por esse projeto de ensino, bem como de seus aspectos organizacionais, implantados em 1996, ainda vigentes.

Palavras-chave : Enfermagem; Formação de Recursos Humanos; Educação em Enfermagem; Educação Superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português