SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Fatores de risco para doença arterial coronariana em idosos: análise por enfermeiros utilizando ferramenta computacionalAvaliação do uso de medicamentos pela população idosa em Montes Claros, Minas Gerais, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

FALLER, Jossiana Wilke; MELO, Willian Augusto de; VERSA, Gelena Lucinéia Gomes Silva  e  MARCON, Sonia Silva. Qualidade de vida de idosos cadastrados na estratégia saúde da família de Foz do Iguaçu-PR. Esc. Anna Nery [online]. 2010, vol.14, n.4, pp. 803-810. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452010000400021.

Estudo transversal realizado com o objetivo de avaliar a qualidade de vida de idosos cadastrados nas Unidades de Saúde da Família (USF) de Foz do Iguaçu - PR. Os dados foram coletados no período de outubro de 2009 a março de 2010 na residência dos idosos, utilizando o WHOQOL-OLD. A amostra está constituída de 192 idosos selecionados aleatoriamente. Os resultados mostraram melhor qualidade de vida entre idosos mais jovens, brancos, com oito ou mais anos de estudo, que possuem companheiro, não moram sozinhos, seguem uma religião, exercem atividade remunerada e não são aposentados. O envelhecimento e a morte são vistos como fato natural, e o aspecto que mais compromete a qualidade de vida dos idosos é a falta de perspectivas de participação social na comunidade. Conclui-se pela necessidade dos profissionais de saúde de atentarem mais para os aspectos que influenciam negativamente na determinação da qualidade de vida dos idosos.

Palavras-chave : Qualidade de Vida; Envelhecimento; Assistência a Idosos; Enfermagem; Promoção da Saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português