SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1The dimension of the action in the social representations of the technology in the care of nursingLeadership learning: contributions from nursing internship for student in training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

DRAGANOV, Patrícia Bover; FRIEDLANDER, Maria Romana  and  SANNA, Maria Cristina. Andragogia na saúde: estudo bibliométrico. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.1, pp.149-156. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000100021.

O sucesso da aprendizagem envolve o uso de estratégias adequadas. Como a clientela de formação profissional e de educação permanente e a população assistida, para quem se dirigem as ações de educação em saúde, são majoritariamente adultas, metodologias como a Andragogia, que é a arte e ciência de conduzir adultos ao aprendizado, são uma alternativa interessante. Com o objetivo de quantificar e descrever a produção científica sobre Andragogia nas Ciências da Saúde no período de 1999 a 2009, realizou-se um estudo descritivo, empregando-se a palavra-chave "Andragogia" em seis bases de dados eletrônicas. As informações das 98 publicações encontradas foram classificadas, quantificadas e descritas. A maioria das publicações se constituiu de artigos de periódicos, que se concentraram nos EUA, com o tema formação profissional liderando as publicações. No Brasil, foi mais frequente a educação de pacientes. A frequência se manteve regular nos anos estudados, concluindo-se que o tema é relevante para a saúde.

Keywords : Aprendizagem; Educação; Ensino; Adulto; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License