SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Cuidado familiar à idosa em condição crônica por sofrimento psíquicoEntre a modernidade e a tradição: a iniciação sexual de adolescentes piauienses universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SILVA, Maria Verônica Sales da et al. Regulação do acesso à saúde: o processo de trabalho administrativo da enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.3, pp.560-567. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000300016.

Objetivou-se avaliar a regulação do acesso à saúde e o processo de trabalho do enfermeiro na administração das Centrais de Marcação de Consultas Municipais-CMC, da 2ª Microrregional de Saúde do Ceará. Estudo documental, descritivo e de avaliação. Na coleta dos dados, utilizaram-se observação, entrevista e análise de documentos no período de fevereiro a agosto de 2007. Foram avaliados dez municípios e entrevistadas seis enfermeiras que exerciam a função de coordenação da regulação do acesso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará/UFC/nº25. Quanto ao padrão "liderança organizacional", a avaliação indicou que seis CMC estavam sob direção técnica de profissional habilitado. Entretanto, as enfermeiras acumulavam diversas funções, sendo identificada falha na avaliação de produção e gastos planejados. Conclui-se que, para garantir a regulação do acesso, faz-se necessária melhoria na qualidade da coordenação desses serviços, sendo o profissional enfermeiro uma boa opção para o cargo.

Palavras-chave : Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Agendamento de consultas; Acesso aos serviços de saúde; Sistema Único de Saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons