SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número3Cuidado familiar à idosa em condição crônica por sofrimento psíquicoEntre a modernidade e a tradição: a iniciação sexual de adolescentes piauienses universitárias índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SILVA, Maria Verônica Sales da et al. Regulação do acesso à saúde: o processo de trabalho administrativo da enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.3, pp. 560-567. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000300016.

Objetivou-se avaliar a regulação do acesso à saúde e o processo de trabalho do enfermeiro na administração das Centrais de Marcação de Consultas Municipais-CMC, da 2ª Microrregional de Saúde do Ceará. Estudo documental, descritivo e de avaliação. Na coleta dos dados, utilizaram-se observação, entrevista e análise de documentos no período de fevereiro a agosto de 2007. Foram avaliados dez municípios e entrevistadas seis enfermeiras que exerciam a função de coordenação da regulação do acesso. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade Federal do Ceará/UFC/nº25. Quanto ao padrão "liderança organizacional", a avaliação indicou que seis CMC estavam sob direção técnica de profissional habilitado. Entretanto, as enfermeiras acumulavam diversas funções, sendo identificada falha na avaliação de produção e gastos planejados. Conclui-se que, para garantir a regulação do acesso, faz-se necessária melhoria na qualidade da coordenação desses serviços, sendo o profissional enfermeiro uma boa opção para o cargo.

Palavras-chave : Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde; Agendamento de consultas; Acesso aos serviços de saúde; Sistema Único de Saúde; Enfermagem.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português