SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Health education in the family health strategy program: the meaning and praxis of nursePhysical exercise with rhythmic: Nursing intervention for arterial hypertension control in a municipality in the state of Mexico author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

BURIOLA, Aline Aparecida et al. Assistência de enfermagem às famílias de indivíduos que tentaram suicídio. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 710-716. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400008.

Estudo qualitativo que objetivou conhecer a assistência de enfermagem oferecida aos familiares de indivíduos que tentaram suicídio, durante o atendimento inicial da ocorrência. Os dados foram coletados, em maio e junho de 2008, de 21 enfermeiros atuantes em Unidades de Atenção às Urgências, de três cidades do Sul do Brasil, por meio de entrevista semiestruturada. Na análise emergiram duas categorias: "A prática profissional e o cuidado à família do indivíduo que tentou suicídio" e "Emergindo as emoções no viver profissional", as quais revelam que as famílias normalmente são procuradas para informações sobre o caso, mas raramente constituem foco da assistência. Os profissionais mostram-se descontentes com esta situação, contudo percebem-se limitados, embora acreditem que maior atenção instituiria medidas eficazes para um cuidado humanizado. Estes resultados podem subsidiar a atuação dos enfermeiros com vistas a uma assistência que considere a pessoa e a família de forma holística.

Keywords : Suicídio; Assistência de enfermagem; Família.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese