SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Nursing diagnoses for inpatients with cardiovascular diseasesThe environmental theory by florence nightingale in the teaching of the nursing school Anna Nery (1962 - 1968) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

SANTOS, Iraci dos et al. O grupo pesquisador construindo ações de autocuidado para o envelhecimento saudável: pesquisa sociopoética. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 746-754. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400013.

Este trabalho teve como objetivo analisar os sentimentos de pessoas idosas sobre o autocuidado, à luz da Teoria de Nola Pender, que combina experiências cognitivas, crenças, hábitos e práticas, caracterizando a cultura e o modo de vida do grupo. Método sociopoético, mediante prática artística realizada em 2008 com participantes da UnAti-UERJ. Produção de dados submetida à análise temática sociopoética. Resultados: foram encontradas as categorias "Rosto coletivo do envelhecimento - as pessoas do grupo não se consideram idosas, conforme a discriminação cultural e social as visualizam"; e "A integralidade do autocuidado - desmistificou-se a imagem da enfermeira atribuída somente ao cuidado físico, construindo-se o ´confeto´: o autocuidado/envelhecer é a busca de outra dimensão do viver. Conclui-se que ser idoso é adotar decisões positivas para reagir às adversidades que o envelhecimento possa provocar, utilizando seu potencial humano. Uma contribuição é valorizar o autocuidado como estratégia para o crescimento pessoal e o início de mudanças significativas.

Keywords : Enfermagem; Gerontologia; Promoção da saúde; Autocuidado; Envelhecimento.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese