SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Ações de saúde mental na estratégia saúde da família e as tecnologias em saúdeO cuidado e a clínica na formação do enfermeiro: saberes, práticas e modos de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

BACKES, Marli Terezinha Stein; ERDMANN, Alacoque Lorenzini; BUSCHER, Andreas  e  BACKES, Dirce Stein. Desenvolvimento e validação de teoria fundamentada em dados sobre o ambiente de unidade de terapia intensiva. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 769-775. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400016.

Estudo qualitativo que partiu da questão: como vêm sendo construídas as teorias e modelos de cuidado de enfermagem, focalizando o processo de construção da teoria substantiva, referente à Tese que teve como objetivos compreender o significado do ambiente de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva e construir um modelo teórico sobre ele. O método utilizado foi a Grounded Theory. Realizaram-se 39 entrevistas com 47 sujeitos diferenciados de três Unidades de Terapia Intensiva Adulto, em Florianópolis/SC, Santa Maria/RS e Pelotas/RS, entre junho de 2009 a setembro de 2010. A teoria "Sustentando a vida no ambiente complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva" foi delimitada por oito categorias. Conclui-se que sustentar a vida no ambiente de Unidade de Terapia Intensiva significa investir intensivamente no cuidado de pacientes instáveis, com auxílio de tecnologias diferenciadas e profissionais capacitados, trabalhando em equipe, onde se convive com estresse/conflitos e dificuldades para lidar com a morte.

Palavras-chave : Administração sistêmica; Ambiente de instituições de saúde; Pesquisa qualitativa; Teoria de Enfermagem; Unidades de terapia intensiva.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português