SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4Percepção do idoso dos comportamentos afetivos expressos pela equipe de enfermagemLongitudinalidade do cuidado: compreensão dos enfermeiros que atuam na estratégia saúde da família índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SCARPITTA, Thais Pereira; VIEIRA, Sheila de Souza  e  DUPAS, Giselle. Identificando necessidades de crianças com deficiência auditiva: uma contribuição para profissionais da saúde e educação. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 791-801. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400019.

Por tratar-se de condição crônica de graves consequências para criança, família e sociedade, a deficiência auditiva tem sido objeto de preocupação por parte dos profissionais de saúde. Este estudo objetivou identificar crianças em idade escolar, matriculadas no ensino fundamental da rede pública do município, conhecer o tipo de acompanhamento de saúde que recebem e identificar junto à família as necessidades que vivenciam em decorrência da deficiência auditiva. Utilizamos o Interacionismo Simbólico (IS) e a Narrativa como referenciais teórico e metodológico, respectivamente. Participaram da pesquisa seis famílias. As entrevistas foram gravadas e transcritas na íntegra. A família sente falta de suporte e infraestrutura do município para diagnóstico e reabilitação, além da falta de recursos e investimento no contexto escolar, sendo obrigada a se mobilizar para enfrentar essa situação. Esta pesquisa oferece subsídios para que ações de enfermagem e políticas públicas sejam pensadas para qualificar o cuidado à saúde desta população.

Palavras-chave : Perda auditiva; Criança; Enfermagem; Doença crônica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português