SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Identifying needs of children with hearing loss: a contribution to health and education professionalsThe olfactory sense in a hospital nursing care author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

BARATIERI, Tatiane  and  MARCON, Sonia Silva. Longitudinalidade do cuidado: compreensão dos enfermeiros que atuam na estratégia saúde da família. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 802-810. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400020.

Objetivou-se identificar como os enfermeiros conceituam a longitudinalidade do cuidado na Estratégia Saúde da Família e verificar sua compreensão sobre a efetivação dessa em seu trabalho e junto à equipe. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa. Os dados foram coletados de 20 enfermeiros que atuam na saúde da família de municípios no âmbito da 10ª Regional de Saúde do Paraná, por meio de entrevistas semiestruturadas, no mês de abril de 2010, e submetidos à análise de conteúdo categorial. Os enfermeiros compreendem a longitudinalidade como algo duradouro, atendendo o indivíduo integralmente. Esse profissional assiste aos usuários nos diferentes ciclos de vida, e a equipe é participativa, com maior atuação do Agente Comunitário de Saúde e menor participação do médico. Conclui-se que a longitudinalidade é importante no trabalho da equipe de saúde da família, e que sua prática está em conformidade com os princípios do modelo assistencial em questão.

Keywords : Saúde da família; Atenção primária à saúde; Continuidade da assistência ao paciente; Serviços de saúde; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese