SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número4A crise de paradigmas na ciência e as novas perspectivas para a enfermagemDa pesquisa à prática de enfermagem aplicando o modelo de adaptação de Roy índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

OLIVEIRA, Denize Cristina de; GOMES, Antonio Marcos Tosoli; PONTES, Ana Paula Munhen de  e  COSTA, Camila Perroni Marouço da. Construção de um paradigma de cuidado de enfermagem pautado nas necessidades humanas e de saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2011, vol.15, n.4, pp. 838-844. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452011000400025.

Propõe-se a problematização da adoção dos conceitos de necessidades básicas humanas e de necessidades de saúde para a constituição das bases epistemológicas de um conceito de cuidado de enfermagem que possibilite a orientação da ação profissional para o seu atendimento, no contexto da pós-modernidade. A proposição básica desenvolvida é a do acesso às necessidades humanas e de saúde através das representações sociais, com suas derivações conceituais para o cuidado em enfermagem e suas tecnologias de trabalho. Demonstra-se que as necessidades de saúde podem ser proveitosamente acessadas através da exploração tanto das dimensões objetivas, quanto das subjetivas do processo saúde-doença, como representadas pelos sujeitos e subjacentes às suas demandas. Discute-se, ainda, a necessidade de repensar o modelo tecnológico de trabalho e a de estabelecer novas bases teóricas para o processo de cuidar em enfermagem, a partir das necessidades negociadas entre os sujeitos individuais e coletivos e os profissionais nas instituições de saúde.

Palavras-chave : Determinação de necessidades de cuidados de saúde; Cuidados de enfermagem; Assistência à saúde.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · pdf em Português