SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A adolescente grávida na percepção de médicos e enfermeiros da atenção básicaGênese do serviço de enfermagem do Hospital Federal de Bonsucesso: contribuição da escola Ana Néri índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Em processo de indexaçãoCitado por Google
  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO
  • Em processo de indexaçãoSimilares em Google

Compartilhar


Escola Anna Nery

versão impressa ISSN 1414-8145

Resumo

SCHMIDT, Kayna Trombini et al. A primeira visita ao filho internado na unidade de terapia intensiva neonatal: percepção dos pais. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 73-81. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100010.

Este estudo teve como objetivo identificar os sentimentos, experiências e expectativas dos pais durante a primeira visita ao filho internado na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Estudo descritivo com abordagem qualitativa realizado na UTIN de um hospital de ensino de Maringá-PR. Foram entrevistados nove mães e um pai. Os dados foram coletados na segunda quinzena de junho de 2010, por meio de entrevistas semiestruturadas, posteriormente analisadas por meio do referencial de análise de conteúdo de Bardin. As categorias temáticas desprendidas dos depoimentos foram: Anseios antes da primeira visita ao filho; Vivenciando a primeira visita; e Lidando com as informações. Os resultados encontrados ampliam a compreensão dos sentimentos e das necessidades dos pais na primeira visita ao filho internado na UTIN e possibilitaram a reflexão sobre intervenções de enfermagem que possam amenizar as implicações negativas desse período situacional do ciclo de vida.

Palavras-chave : Enfermagem Neonatal; Terapia Intensiva Neonatal; Prematuro; Pais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português (pdf) Português (epdf)