SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Study and work: perceptions of nursing technicians facing this choiceFatal traffic accidents victims and potential years of life lost in Minas Gerais, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

BEUTER, Margrid et al. Sentimentos de familiares acompanhantes de adultos face ao processo de hospitalização. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.1, pp. 134-140. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000100018.

O estudo teve como objetivo descrever os sentimentos dos familiares acompanhantes durante a hospitalização de um membro da família e identificar as estratégias adotadas pela equipe de enfermagem para auxiliar o familiar acompanhante no enfrentamento da hospitalização do doente em uma unidade de clínica médica. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando-se o Método Criativo e Sensível para produção dos dados através da dinâmica "Almanaque". Os dados foram submetidos à análise de discurso francesa, emergindo dois temas: sentimentos de familiares acompanhantes oriundos do processo de hospitalização e estratégias da equipe de enfermagem para auxiliar o familiar acompanhante no enfrentamento da hospitalização do doente. Identificaram-se os sentimentos de solidão, abandono, apreensão, desespero e impotência. Constata-se que estratégias como a realização de grupos de apoio e de oração, a utilização da comunicação clara e coesa e o estabelecimento de uma relação solidária com o familiar acompanhante contribuirão na superação daqueles sentimentos.

Keywords : Enfermagem; Hospitalização; Acompanhantes de pacientes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese