SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2The meaning of being the mother-that-has-the-possibility-to-touch-the-premature-baby in the intensive unit: contributions for the neonatal nursingData collection in a maternity nursing roming-in: articulation of education and assistence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

DUARTE, Natália Elisa; FERREIRA, Márcia de Assunção  and  LISBOA, Márcia Tereza Luz. A dimensão prática do cuidado de enfermagem: representações sociais de acadêmicos de enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.2, pp.227-233. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000200003.

O objetivo foi identificar os aspectos da dimensão prática do cuidado de enfermagem na perspectiva das representações sociais elaboradas por acadêmicos iniciantes e concluintes da graduação. O referencial teórico-metodológico foi o da Teoria das Representações Sociais. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa exploratória, com coleta de dados por entrevista individual com 28 acadêmicos, que sofreu análise temática de conteúdo. Os resultados demonstraram as peculiaridades dos elementos constituintes das representações sociais elaboradas pelos dois grupos. As representações sociais dos dois grupos se distinguem, já que os iniciantes descrevem uma prática voltada aos aspectos afetivo-expressivos, enquanto os concluintes trazem marcadamente a conjugação desses aspectos com o conhecimento científico. Conclusão: O curso de graduação, gradativamente, influencia nas representações sociais do cuidado e, consequentemente, na sua dimensão prática.

Keywords : Enfermagem; Cuidados de enfermagem; Psicologia social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License