SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Socio-demographic profile for women who faces the violence and get the support at specialized police stationsFactors associated to overweight among women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

PROGIANTI, Jane Márcia  and  PORFIRIO, Aline Bastos. Participação das enfermeiras no processo de implantação de práticas obstétricas humanizadas na maternidade Alexander Fleming (1998-2004). Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 443-450. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300003.

Estudo de natureza histórico-social cujo objetivo é analisar o processo de inserção das enfermeiras na assistência ao parto e as lutas dessas profissionais para implantar as práticas obstétricas humanizadas na Maternidade Alexander Fleming. Utilizou-se a história oral temática como método. As etapas da análise foram: ordenação, classificação e triangulação dos dados. Para sustentação da análise, utilizamos os conceitos de campo, habitus, poder simbólico e capital, de Pierre Bourdieu. Os resultados apontaram que a inserção das enfermeiras na assistência ao parto ocorreu mediante a lotação de recursos humanos para este projeto e de uma capacitação intensiva. Ao serem inseridas no centro obstétrico, as enfermeiras criaram um espaço próprio de atuação e elaboraram um protocolo assistencial. Concluímos que as estratégias de luta simbólica utilizadas pelas enfermeiras contribuíram para a conquista de espaços que as distinguiram no campo pelo desenvolvimento de práticas humanizadas que estavam de acordo com seu habitus.

Keywords : História da Enfermagem; Parto humanizado; Saúde da mulher; Enfermagem obstétrica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese