SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The nurse-being dealing with the care to the child in the immediate post-operative cardiac surgeryThe profile of the puerperal adolescents treated in a referenced maternity in Fortaleza-Ceará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

FONTENELE, Fernanda Cavalcante; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag  and  CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Cuidados com a pele do recém-nascido: análise de conceito. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 480-485. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300008.

O foco do enfermeiro é o cuidado ao ser humano e, em neonatologia, o cuidar da pele do recém-nascido é prioridade. Objetivou-se analisar o conceito de cuidado com a pele do recém-nascido. Referencial teórico metodológico utilizado: Modelo de Análise de Conceito de Rodgers, que permitiu analisar os antecedentes, atributos e consequentes do conceito estudado. Identificaram-se os antecedentes: prematuridade, risco de infecção, monitorização, fatores ambientais, alterações fisiológicas, antissépticos, assistência intensiva, procedimentos invasivos, lesão, exame físico e baixo peso. Atributos: contínuo, individualizado, dinâmico, eficaz, criterioso, delicado, humanizado, seguro, integral, prioridade, imediato e padronizado. Consequentes: previne lesões, mantém a pele íntegra, melhora a condição da pele, o quadro clínico e a circulação, controla as perdas de água, previne infecção e proporciona conforto.. Este método oferece um suporte na consolidação do conhecimento. O conceito analisado revelou importante associação com a prematuridade e risco de infecção, relacionando-se com as características ao longo do tempo.

Keywords : Formação de conceito; Cuidados de enfermagem; Recém-nascido; Pele.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese