SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3The profile of the puerperal adolescents treated in a referenced maternity in Fortaleza-CearáViolence at night time recreational environment among young portuguese people: the relation with alcohol consumption and drug use author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

MUTTI, Cintia Flores; PADOIN, Stela Maris de Mello  and  PAULA, Cristiane Cardoso de. Espacialidade do ser-profissional-de-enfermagem no mundo do cuidado à criança que tem câncer. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 493-499. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300010.

OBJETIVO: compreender o significado para equipe de enfermagem de cuidar de crianças que têm doença oncológica avançada, cuja enfermidade não responde mais aos tratamentos curativos. MÉTODO: Investigação fenomenológica heideggeriana. Etapa de campo desenvolvida no período de dezembro/2010 a março/2011, com 15 profissionais de enfermagem no Hospital Universitário de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. RESULTADOS: O profissional de enfermagem expressa que, no cotidiano de cuidado à criança que tem câncer, tem que separar o profissional do emocional. Descreve o seu dia a dia dentro e fora do hospital. Com o tempo, aprende a separar o trabalho da vida pessoal. CONCLUSÕES: Aponta a necessidade do desenvolvimento de estratégias de ação multiprofissional entre a equipe que cuida, considerando que também precisa ser cuidada.

Keywords : Enfermagem oncológica; Criança; Neoplasias; Cuidados paliativos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese