SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Alcohol consumption among university students in the health area of Federal University of Rio Grande/RS: subsidy to the nursingInvestigation of the temporality of the defining characteristics of the diagnostic response to dysfunctional ventilatory weaning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

REINALDO, Amanda Márcia dos Santos. Sofrimento mental e agências religiosas como rede social de apoio: subsídios para a enfermagem. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 537-543. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300016.

O sofrimento mental já foi considerado divinatório, misterioso e sagrado em relação as suas manifestações. O sagrado, a fé e a religião são procurados pelo sofredor em busca de alento para o sofrimento causado pelo transtorno mental. O objetivo do estudo é compreender a inserção e a percepção dos membros da rede social de apoio que se forma nas agências religiosas em torno da pessoa em sofrimento mental. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, exploratória. Foram entrevistados 42 membros de agências religiosas (católica, evangélica e espírita). A análise dos resultados aponta que a pessoa em sofrimento procura aceitação, acolhimento e sentimento de pertença diante de um mundo que nem sempre o compreende. Em resposta à sua procura encontra apoio, compreensão e alento. A complexidade do tema merece reflexão e revisão de conceitos que perpassam a realidade vivida pelo sujeito em sofrimento mental.

Keywords : Doença; Religião; Apoio social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese