SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Mental suffering and religious agencies as a social support network: support for nursingKnowledge and experiences of caregivers for post-surgical respiratory complications in elderly people, shared with the nurse author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

CERQUEIRA, Fernanda Avellar; BRANDAO, Marcos Antônio Gomes; MATTOS, Valéria Zadra de  and  CASTELLOES, Théia Maria Forny Wanderley. Investigação da temporalidade das características definidoras do diagnóstico de resposta disfuncional ao desmame ventilatório. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 545-552. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300017.

Estudo que investigou a distribuição temporal das características definidoras da Resposta Disfuncional ao Desmame Ventilatório. Teve como objetivos: descrever a conformação da distribuição cronológica das características definidoras desse diagnóstico em pacientes sob ventilação prolongada na fase de interrupção da ventilação mecânica e verificar a existência de um padrão temporal predominante. Trata-se de um estudo do tipo descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Foram sujeitos os clientes adultos internados por causas clínicas no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Pró-Cardíaco, sob ventilação mecânica prolongada e que estavam em desmame. Com os resultados se obteve a confirmação da hipótese de existência de uma distribuição temporal predominante na amostra observada. Foi possível distinguir os principais intervalos de observação/manifestação das Características Definidoras, a saber: precoce, intermediário e tardio. Em relação ao gerenciamento do processo de desmame foi possível indicar algumas contribuições ao aprimoramento das avaliações protocolares.

Keywords : Diagnóstico de enfermagem; Desmame do respirador mecânico; Distribuição temporal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese