SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Investigation of the temporality of the defining characteristics of the diagnostic response to dysfunctional ventilatory weaningThe man's health under the nurses perspective from a basic health unit author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

XAVIER, Maria da Luz Ferreira  and  ALVIM, Neide Aparecida Titonelli. Saberes e práticas de acompanhantes sobre complicações respiratórias pós-cirúrgicas no idoso, compartilhados com a enfermeira. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 553-560. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300018.

Pesquisa convergente-assistencial cujo objetivo foi analisar saberes e práticas de acompanhantes voltados à prevenção de complicações respiratórias pós-cirúrgicas no idoso, com vistas a traçar um plano de cuidados a ser implementado para esses clientes. As bases teórico-conceituais pautaram-se na pedagogia problematizadora de Freire. Os sujeitos foram 14 acompanhantes de idosos em pré-operatório. Utilizou-se técnica de entrevista individual e observação participante, e análise de conteúdo temática. Os resultados revelaram que as acompanhantes acumulam saberes, acerca de cuidados básicos no pós-operatório, capazes de prevenir problemas respiratórios. Pela dialogicidade construiu-se um plano de cuidados compartilhado a ser realizado com o idoso, consequência da integração de saberes e práticas dos acompanhantes com os da enfermeira-pesquisadora na visita pré-operatória. Resultaram novas ou revisitadas práticas, culminando em um cuidado congruente às reais necessidades dos clientes e seus acompanhantes, tornando-os parceiros no processo de cuidar.

Keywords : Enfermagem; Educação em saúde; Cuidados pré-operatórios.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese