SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Knowledge and experiences of caregivers for post-surgical respiratory complications in elderly people, shared with the nurseEpidemiological aspects of AIDS in the city of Florianopolis, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

SILVA, Patricia Alves dos Santos et al. A saúde do homem na visão dos enfermeiros de uma unidade básica de saúde. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 561-568. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300019.

Este estudo objetivou conhecer e analisar a visão dos enfermeiros em relação ao atendimento à saúde do homem. Pesquisa qualitativa que teve como campo um Centro Municipal de Saúde. Os sujeitos foram sete enfermeiros que atuavam em setores que atendiam homens, dos quais três eram do sexo masculino e quatro, do sexo feminino. Utilizaram-se a entrevista com questões semiestruturadas como instrumento de coleta e a análise de conteúdo, para tratar os dados. Na fala dos sujeitos ficou evidenciado que os homens procuram menos os serviços devido à incompatibilidade de horário com a jornada laboral. E, ainda, segundo a percepção dos sujeitos, sentem-se constrangidos em procurar atendimento, pois essa postura choca-se com a cultura andocrêntrica. Verificou-se que a maioria dos sujeitos desconhecia a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem. Sugere-se que haja capacitação dos enfermeiros e que os serviços tenham infraestrutura física e de pessoal para garantir assistência qualificada.

Keywords : Saúde do homem; Enfermagem em saúde pública; Atenção primária à saúde.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese