SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue3Quality assessment of nursing records in a semi-intensive care unitReinventing nursing practice in health education: theater with elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Escola Anna Nery

Print version ISSN 1414-8145

Abstract

ZAVADIL, Evana Terezinha de Castro; MANTOVANI, Maria de Fátima  and  CRUZ, Elaine Drehmer de Almeida. Representação do enfermeiro sobre infecções em pacientes submetidos a transplante de células-tronco hematopoiéticas. Esc. Anna Nery [online]. 2012, vol.16, n.3, pp. 583-587. ISSN 1414-8145.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452012000300022.

O estudo teve por objetivo identificar as representações de 36 enfermeiros sobre a ocorrência de infecções em pacientes submetidos a transplante de células-tronco hematopoiéticas de um hospital universitário em 2010. Os dados foram coletados mediante entrevista semiestruturada embasada nas representações sociais e analisados por meio da Análise de Conteúdo Temático, a qual resultou na categoria infecção e culpabilidade. Os enfermeiros referiram utilizar medidas para a prevenção de infecções durante a prática assistencial e reconhecem a condição imunológica desfavorável dos pacientes; contudo, consideram-se vetores das infecções e sentem-se culpados diante da ocorrência do agravo. Os resultados apontam para a necessidade de serviço de apoio aos profissionais, visando contextualizar o cuidado a paciente imunodeprimido e minimizar o sentimento de culpa.

Keywords : Infecção; Transplante de células-tronco hematopoiéticas; Enfermagem.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese